segunda-feira, 23 de novembro de 2015

AFINAL DE CONTAS O MUNDO VAI MELHORAR OU NÃO?



O despertar para escrever esse ensaio se deu exatamente quando um aluno me fez essa pergunta. Vamos abrir o jogo logo e dizer o que pensamos e entendemos. Um olhar pelas escrituras, principalmente as profecias de Jeremias, Ezequiel e Daniel além dos relatos de Jesus Cristo no capítulo 24 de São Mateus e apocalipse nos mostra que a volta de Jesus Cristo à terra deverá culminar com uma situação desoladora em todos as áreas. Para essa análise dividiremos por ora os eventos em três áreas: cenário político, religião e natureza.
O cenário político, por mais otimista que sejamos, deverá estar, por ocasião do arrebatamento (entenda-se como a volta de Jesus) completamente aniquilado, onde o caos econômico e social deverá chegar ao pior nível já visto e os políticos não conseguirão mais equilibrá-lo. A corrupção tende a aumentar e atingir os patamares ainda não vistos de forma que quando não houver mais solução humana para o caos o falso profeta (figura do apocalipse) se apresentará como o homem solução para todos os problemas e o mundo então caminhará para um ecumenismo político (o mundo todo governado por uma única democracia ou poder).
Na religião teremos, segundo a bíblia, uma piora cada vez maior na moral do homem. Todos os esforços serão inúteis para barrar legislações favoráveis a pecados como aborto, uniões infames, liberação de drogas e liberdade absoluta para sexualidade de todas as formas. O homem sem Deus tenderá a se sujar cada vez mais e a maldade será multiplicada. Os cristãos verdadeiros serão ainda mais provados para manterem a santidade e adoração a um único Deus. A apostasia deverá atingir limites tão altos que não será fácil mais distinguir um Cristão de um mundano. A mistura será tão densa que só os anjos poderão separar o joio do trigo. Os cristãos deverão ser torturados e a liberdade religiosa será negada. Todos deverão ser convidados a aceitar e reverenciar um líder religioso mundial que ganhará a confiança das autoridades de todos os países que se submeterão a ele (a besta que sai do mar). Esse líder colocará a verdadeira igreja sob uma pressão tal se Jesus não voltasse nesse momento talvez não houvesse ninguém capaz de suportar tal pressão.
O meio ambiente tende a piorar (não que eu seja pessimista), mas a bíblia afirma que a natureza está gemendo com dores na esperança da redenção, ou seja, até a natureza espera Jesus voltar de tão glorioso que será. Enquanto isso o mundo físico será palco dos desastres e sinais da vinda do Senhor. A bíblia fala de um terremoto que afundará a terça parte da terra, fala de estrondos, de guerra e de fome em vários lugares. Fala de sede, de fenômenos na terra, no céu e no mar. Portanto o mundo físico deverá piorar (sob o reino dos homens) para depois ser renovado e transformado em um novo mundo (sob o domínio de Deus).
Por fim lembrando que se o dia e hora da volta do Senhor ninguém sabe então não podemos e não temos o direito de destruir nenhum sistema que nos permite viver e que foi criado por ele. Não podemos desistir de fazer nossa parte para um mundo melhor, mesmo que não esteja em nossas mãos mudar esse mundo e sim a nós mesmos. Se não podemos livrar o mundo das catástrofes futuras não devemos ser a causa de sua destruição. Entendo que o cristão deve contribuir para preservar o meio ambiente e lutar pela preservação do mundo, já que não nos pertence questionar se esse mesmo mundo será objeto de destruição por vontade de Deus. É preciso crer, conhecer e aceitar a soberania do criador. Fé é isso é crer sem ver e sem ter o mínimo de razão para se aceitar. Se o mundo político deverá se tornar caótico, os cristãos não devem por isso deixar de votar e  de participar do cenário político. É preciso saber que quando o caos se instalar os Cristãos políticos não poderão ter sangue em suas mãos e essas mãos limpas serão apresentadas ao Senhor. A decadência espiritual da mesma forma não nos dá faculdade para abandonarmos o mundo e deixarmos de fazer missão. Mesmo sabendo que muitos ainda seguirão a satanás a igreja de Cristo não tem o direito de cruzar os braços e sim pregar até o último segundo. A igreja não deve parar de pregar e sim pregar até ser interrompida pelo noivo.
Jesus Cristo está voltando e enquanto ele não voltar continue trabalhando, pagando suas contas, preservando o meio ambiente, elegendo de forma consciente os políticos, evangelizando o mundo e vivendo em santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. Se não puder melhorar o mundo, melhore sua vida pois, o Senhor está as portas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

SERÁ QUE NÃO SOMOS TODOS CORRUPTOS?

Jesus Cristo disse certa vez: Dai a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus. Quantas vezes falamos mal dos políticos corruptos e estamos praticando atos de corrupção que por serem de menor porte achamos não ser também pecaminosos e lesivos a honra e ao caráter. Veja agora atos de corrupção que muitos de nós praticamos e ainda ficamos dentro das igrejas nos achando santos e na condição de julgar os outros.
COMPRAR CD PIRATA: Quando compramos CD pirata não estamos sonegando impostos e contribuindo para o mercado negro e talvez financiando o narcotráfico?
PROFISSIONAL LIBERAL OU AUTÔNOMO: Quando se presta um serviço e no recebimento não se emite nota fiscal ou recibo não estão sonegando?
PRATICAR ATOS DO COMÉRCIO SEM SER REGISTRADO: E quantos compram e revendem de tudo sem registro nos órgãos governamentais não seria fraude?
COMPRAR E VENDER SEM NOTA: E quando comerciantes compram sem nota para poder vender também sem nota e pagar menos impostos?
RECORRER A POLÍTICOS PARA CONSEGUIR VAGA EM LEITOS HOSPITALARES: Quantos que quando tem parentes acidentados recorrem a políticos para tirar quem está na UTI e colocar seu parente no lugar deixando o outro morrer na enfermaria.
EMPREGADO SEM CARTEIRA ASSINADA: O empresário, autônomo ou produtor rural que contrata empregado e não assina a carteira de trabalho tira desse trabalhador o direito de se aposentar na velhice, entre outros, está certo isso?
CARTEIRA ASSINADA PELA METADA: O individuo ganha 2.000, más a carteira é assinada com 1.000 não é corrupção?
PRODUTOR RURAL NÃO GUIA SUA PRODUÇÃO: Isso ocorre para não pagar imposto de renda.
CONSTRUÇÃO SEM REGISTRO DE TRABALHADORES: E quando contratamos alguém para fazer nossa casa e não assinamos sua carteira e nem matriculamos a obra. Isso está certo?
CONTRATO RURAL SEM SER RURALISTA: Quantos fazem contratos rurais em nome da mãe ou pai só para se beneficiar da CF88 e se aposentar sem ter contribuído mesmo sabendo que nunca foi produtor rural e nem mora na roça.
SEGURO DESEMPREGO: Quantos estão recebendo seguro desemprego mesmo possuindo outro emprego, porém sem a carteira assinada só para fraudar o governo.
COMERCIANTE COMPRA COM MEIA NOTA: Para quando vender também tirar meia nota e sonegar.
PAGAR PARA ASSEGURAR LUGAR NA FILA DOS HOSPITAIS: É assim que muitos dormem até tarde e chegam ao hospital para serem atendidos na frente de quem chegou de madrugada.
CONTRATAR TV A CABO: E a divisão da TV  a cabo em outras residências não é roubo?
COMPRAR PRODUTOS FALSIFICADOS: Isso inclui tudo desde produtos de consumo a permanentes. Isso não é corrupção?
BATER CARTÃO PARA UM COLEGA DE TRABALHO: Não seria uma prática enganosa?
CHEGAR ATRASADO OU SAIR ADIANTADO DA EMPRESA ONDE TRABALHA: Não seria errado?

E TANTOS OUTROS ATOS QUE ALÉM DE SEREM ERRADOS CONSTITUEM PECADOS DIANTE DA SANTIDADE DE DEUS. E OS CRISTÃOS QUE VIVEM SE ACHANDO NO DIREITO DE PROTESTAR CONTRAR OS ERROS VISTOS NA VIDA DE OUTROS SEM NOTAREM OS SEUS.
Olha o que Jesus Cristo disse em Mateus 7. 3-5
“ E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

NÃO É MELHOR PRIMEIRO DESCOBRIR QUEM É VOCÊ DO QUE FICAR TENTANDO DECIFRAR OS ENIGMAS DA VIDA ALHEIA?


·         Davi Loredo Felipe é professor livre docente de graduação e pós graduação, estudante e pesquisador autônomo em ciência, politica, religião e Negócios.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

DEVEMOS MESMO NOS ACEITAR ASSIM COMO SOMOS OU ESTAMOS?

Sempre ouvi essa frase e nos últimos dias parei para pensar nisso. Enquanto acreditamos que as coisas são como as pessoas dizem perdemos nosso bem mais precioso que é nosso tempo para transformar nosso presente e programar nosso futuro. Quanta besteira se fala pelo mundo afora e muitas vezes não tomamos conhecimento de que são jargões, frases ou expressões que em nada mudam nosso viver.  A verdade é que você e eu não podemos nos conformar com aquilo que somos ou com a situação em que estamos hoje, pois esse conformismo é que trava nossa mente e derrete nossos potenciais de seguir em frente.  É preciso olhar para frente, para onde você pode chegar e não onde exatamente está. Muitos dizem que nossos vícios e defeitos são inerentes ao nosso intelecto não podendo ser mudados. Nessa perspectiva as pessoas passam a vida inteira como escravas de seus próprios sentimentos, vivendo em promiscuidade, caídas em sentimentos perversos, cheias de fornicação, adultérios, prostituições, vícios outros, roubos e paixões infames sem acreditar que podem ser diferentes e mais que isso sem acreditarem que o outro lado da moeda é muito melhor, tanto para o corpo quanto para a alma. As fraquezas passam a ser tão comuns que se tornam parte da vida das pessoas tirando-lhes as forças que poderiam leva-las a mudar. Na verdade quando perdemos a fé na mudança e passamos a ser dominados pelos vícios e pecados da carne ele nos convence de que jamais seremos livres não existindo uma vida diferente para se viver. Por outro lado quando olhamos para a bíblia e a aceitamos como palavra de Deus as escamas começam a cair de nossos olhos e ao recuperar a visão espiritual começamos a ver que não é bem assim e que na verdade existe uma vida muito mais abundante e com a verdadeira liberdade. É possível sim vivermos uma vida vitoriosa, acima da média e livre, completamente livre. Porém, para isso é preciso acreditar naquilo que você nunca acreditou e lutar como você nunca lutou. Não tem jeito mesmo: para ter o que você nunca teve será preciso fazer o que nunca fizeste. A mudança tem que começar por você. Não adiante acusar a família, namorado (a), esposo ou esposa, igreja ou governo, pastor ou padre. Assuma a responsabilidade e comece a lutar. O caminho para esse viver livre pode ser um pouco doloroso. Primeiro e talvez o maior desafio é reconhecer que sua situação não é boa e que és um escravo, o que já vai exigir humildade absoluta. Depois é necessária uma entrega completa a Cristo, diferente de tudo que já fizeste, acima da religião, tradição ou talismã. Essa entrega se efetiva quando se coloca Cristo como centro da vida, como senhor de tudo que temos e somos, e que nele, para ele e por ele será todo o nosso viver. Não é colocar cristo no quarto, parede, corpo, carro o outro lugar. É colocar ele na vida, nos sentimentos. É preciso rejeitar tudo, todo e qualquer prazer por ele.  E tudo isso não será permanente se não houver continuidade nesse processo. Será necessário mudar completamente os hábitos de vida, a escolha dos amigos, além de total policiamento de tudo que se fala e faz (chamamos isso de santidade e intimidade com Deus). Muitos cristãos apesar de terem aceitado a Cristo continuam derrotados porque não criaram o hábito de orar incessantemente pela manutenção de suas vidas no altar. O profeta Daniel orava 3 vezes ao dia e por isso provou e viveu a liberdade de Deus. Quando afastamos nossa vida do altar de Deus  nos tornamos derrotados imediatamente. Não basta conhecer Deus, saber que ele existe e ir na igreja de vez em quando. Uma vida livre exige intimidade, aproximação, amizade e contato continuo com Cristo, único que pode mudar o que somos e nos fazer novas pessoas a cada dia. Não se aceite como você é ou está hoje, vá adiante porque Deus tudo pode mudar de uma hora para outra e então entenderás  o porquê de milhões de cristãos pelo mundo dizem que suas vidas mudaram. Só saberás quando experimentares. PAZ E GRAÇA DA PARTE DE DEUS E DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO O QUE ERA, QUE É E QUE HÁ DE VIR.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O ROMBO NA PETROBRAS E O ENVOLVIMENTO DE POLÍTICOS E PARTIDOS.

O ROMBO NA PETROBRAS E O ENVOLVIMENTO DE POLÍTICOS E PARTIDOS.

É alarmante, porém previsível o que se desvela nesses últimos dias. Vejam nas mãos de quem estamos colocados? Nossa maior empresa (a Petrobras) está há muitos anos sendo gerida literalmente por BANDIDOS, LADRÕES E SAFADOS, respeitadas as exceções, se houver. Brincaram com nosso patrimônio e nossos impostos. Fizeram-nos de palhaços por tantos anos e agora alguns ainda se declaram inocentes. Que sistema é esse? Isso é o lado ruim da democracia ou do capitalismo? Ou é simplesmente mais uma manifestação do lado fraco do ser humano que não aguenta ver tanto dinheiro passar em sua frente? E o que dizer dos políticos envolvidos? Pessoas eleitas pelo povo exatamente para fazer o contrário, ou seja, defender nosso território, patrimônio e aplicar nossos impostos da melhor maneira possível. E os partidos envolvidos? Precisavam de dinheiro para fazer campanhas milionárias mostrando o que não eram e prometendo o que nunca poderão fazer. O PT foi a esperança de milhões de brasileiros. Até outro dia acreditava-se que o que se pregou na campanha da Dilma era pura verdade, tanto que os brasileiros deram-lhe mais um voto de confiança. Más tudo era mentira. As contas não estavam equilibradas, o balanço do país era falso, o superávit aparente, assim como o resultado primário não passava de manobra contábil para enganar a nação e alçar ás asas do poder. O dinheiro que soltaram para o FIES, reformas, PAC, copa do mundo, bolsas e outros nunca existiram de verdade. Esses recursos na verdade foram desviados de suas reais funções que era a sustentação do setor energético, ampliação de projetos de infra-estrutura e outros. E agora a bomba explodiu. Temos que pagar a energia comprada e não gerada pela falta de infraestrutura, o combustível roubado em forma de propina e tantos outros que virão pela frente. E a Petrobrás com seu balanço enganoso e tendencioso? Estamos falando de um país enorme, com grandes dificuldades, sem rodovias, aeroportos depredados, saúde doente para morrer e educação falida. Pior do que isso é saber que temos recursos suficientes para suprir todas essas necessidades se nossos políticos e responsáveis por nossas estatais vivessem somente de seus salários que por sinal são altos e suficientes para lhes proporcionar os maiores padrões de vida desse país. O Brasil não pode mais aceitar e conviver com isso. Um partido que governa há mais de 12 anos e que nos escraviza dizendo que nos ama. Tira de nossos filhos para entregar a bandidos que os coloca em paraísos fiscais. É hora do país se unir. ONGs, Igrejas, Empresas, autônomos, funcionários públicos, professores, médicos e tantos outros. Todos precisam dar as mãos e de forma ordeira, digna e organizada dizer “BASTA” a tudo isso. O PT não merece mais governar essa nação e com eles todos os que comprovadamente corromperam nossa república.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O CARÁTER DO VERDADEIRO POLITICO

O CARÁTER DO VERDADEIRO POLÍTICO
Ser capaz – ser temente a Deus – ser honesto – não amar o dinheiro
Prof. Davi Loredo Felipe*
Há mais de 3 mil anos atrás havia um povo necessitando de um líder que os conduzisse a uma terra que Deus os prometera,  porém, eles não sabiam como chegar lá. O homem escolhido foi Moisés que segundo a bíblia e a história era um homem manso, de caráter, íntegro, honesto e acima de tudo um homem visionário que tinha muita fé no seu Deus. Más, o que marcou seu sucesso na missão foi a capacidade de renunciar todas as riquezas do Egito e a si próprio para servir ao seu povo.
Mais tarde ao ser visitado por seu sogro chamado Jetro foi aconselhado por ele a nomear um grupo de homens para ajuda-lo na árdua missão de governar o povo. Os homens a serem escolhidos deveriam apresentar entre outras, 4 características:  Ser capaz, ser temente a Deus, ser honesto e não amar o dinheiro.
Capacidade tem haver com entendimento, compreensão, técnica e habilidades. Como pode um político não entender de politica, não saber planejar, escrever, falar, observar, investigar e propor. Já está comprovado que o problema da má gestão dos recursos públicos tem como origem a pouco ou nada experiência de seus gestores. Ninguém coloca seu corpo nas mãos de um engenheiro e sim de um médico assim ninguém contrata um medico para projetar sua casa e sim um engenheiro. Então, porque colocamos nosso município, estado e nação nas mãos de pessoas que não conhecemos ou que não tem capacidade para tal atividade?
Ser temente a Deus é talvez a maior das virtudes de um homem, pois, quando um alguém teme a Deus significa que ele tem compromisso com esse Deus e com sua palavra e de maneira alguma fará algo para prejudicar alguém já que acredita na punição de Deus. Temer a Deus é ter respeito a ele, de forma que só pode temer a Deus quem confia, aceita e obedece a sua palavra.
Ser honesto é o que a sociedade tanto deseja ver em seus representantes. Porém, essa virtude está tão escassa em nossos dias, haja vista o que o país presencia agora com a condenação dos responsáveis pelo mensalão e o escândalo Petrobrás.
Não amar o dinheiro, pois, quem ama ao dinheiro nunca será farto de dinheiro. Esse é o famoso pecado da avareza. Políticos roubam milhões e as vezes são condenados por migalhas. Pesquisas já mostraram que os recursos desviados dos cofres públicos no Brasil dariam para fazer casa popular para 60% das famílias desalojadas. Porque um político não vive somente de seu salário? É porque são avarentos e sendo assim fazem de tudo para ganharem cada vez mais. O problema é que quanto mais desviam mais desejo tem de desviar já que isso não tem fim. O problema do avarento não está em seu bolso e sim no seu coração. Enquanto ele não for curado por dentro não vai desistir de buscar compulsivamente aquilo que já se transformou em seu deus – o deus “dinheiro”.

* Davi Loredo Felipe é professor livre docente em cursos de graduação e pós-graduação em administração.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO

Davi Loredo Felipe, Ms
Professor do Departamento de Pós-Graduação e Graduação em Administração e Ciëncias Contábeis da FCB - Colatina ES. Doutorando em Administração.
                                                                                 



A formação profissional do futuro esta sendo processada em cada escola, empresa e sociedade em geral. Más, qual será o perfil desse novo profissional? Com certeza não deve em nada assemelhar-se àquele  do mercantilismo ou da revolução industrial, em que uma vez tendo aprendido um oficio, nele permanecia em processo repetitivo. Estamos na era  do conhecimento e da criatividade. Profissionalizar-se é saber criar situações e estratégias para solucionar problemas que emergem a cada momento na era da globalização. O profissional que apenas domina a tecnologia se torna refém da mesma, resolvendo os problemas para os quais foi programado e que nunca mais voltarão a ocorrer, tornando-se obsoleto como a tecnologia que o modelou. A formação de profissionais para o futuro deve ser conduzida de forma sistemática, agregando além do conhecimento tecnológico, a visão de valores morais, éticos e espirituais que garantam o equilíbrio emocional e contribua para a formação de sua auto-imagem. A formação para o futuro precisa fazer do profissional uma  espécie de futurista, apto a olhar o futuro e descrevê-lo antes que se materialize, criando assim estratégias para aproveitar suas oportunidades e barreiras para combater as ameaças que nele poderão surgir.

RESOLUÇÃO 2219/2024 DA RECEITA FEDERAL: OPERAÇÕES COM PIX E CARTÕES DE CRÉDITO: O QUE MUDA NA VIDA DOS BRASILEIROS?

Davi Loredo Felipe* Davi Loredo Felipe é advogado inscrito na OAB/ES 36.323, contador inscrito no CRC/ES 8.305/o, Administrador de empresas...